segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A vez de Charles Dickens no Clube de Leitura Jovem!

    O Clube de Leitura Jovem debate em setembro o livro de um dos mais importantes escritores de língua inglesa. Grandes esperanças, de Charles Dickens, é considerado pela crítica um dos melhores textos do autor, que também escreveu clássicos como Oliver Twist e David Copperfield. O evento acontece dia 25, com entrada gratuita, às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias, 9, em Niterói).

    O livro conta a história de Pip, um jovem pobre e órfão, e a sua luta para melhorar de vida na sociedade estratificada vitoriana. Pip mora com a irmã em uma vila no campo, e um dia Miss Havisham o convida a passar um dia em sua casa para fazer companhia à sua filha, Estella. Pip se apaixona pela menina, mas a sua condição social é tratada como um empecilho para um romance e Estella o trata friamente. No entanto, Pip recebe uma chance de estudar em Londres e se tornar um gentleman graças a um bem feitor anônimo. O jovem decide então renegar o seu passado humilde e se afastar de seus amigos e familiares.

    A obra aborda temas como desejo, culpa e redenção. Como nos outros textos de Dickens, Grandes esperanças mostra a difícil ascensão social na sociedade britânica e alguns dos grandes problemas sociais da época, como o trabalho infantil, a estratificação social e a situação dos órfãos na Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário